Quem Somos

A Iniciativa Caminhos da Semente visa dar escala à restauração ecológica no Brasil por meio do método de semeadura direta

A Iniciativa Caminhos da Semente é uma rede de pessoas e organizações com objetivo de dar escala à restauração ecológica no Brasil com foco no método de semeadura direta. 


Entre os benefícios do método estão menores custos e maior facilidade de implantação, com resultados efetivos para restauração da vegetação nativa em processo similar ao natural. A semeadura direta promove ainda desenvolvimento social e econômico, uma vez que envolve comunidades locais na coleta e venda de sementes, base de sua cadeia produtiva. 


A Iniciativa nasceu a partir de um Plano de Ação Estratégico elaborado em 2019 com contribuições de mais de 250 atores de 160 organizações, dos setores privado e público, relacionados com restauração ecológica. Com horizonte de 5 anos, esse Plano ambiciona superar os gargalos atuais, de diferentes naturezas, e alavancar restauração ecológica com semeadura direta.


Assim como uma árvore necessita de raízes fortes para a sustentação, a Iniciativa estabeleceu pilares consistentes para delinear o futuro. O Plano de Ação da Iniciativa foi divido em cinco pilares:

1) Capacitação - O objetivo geral é aumentar o número de técnicos capacitados para recomendar, implantar ou autorizar a semeadura direta;

2) Novos plantios – Busca-se garantir a efetividade da semeadura direta por meio de assistência técnica e acompanhamento de novas áreas com o método;

3) Sementes - Visa disponibilizar sementes para atender a demanda crescente para restauração, conectando produção (coletores) e mercado (clientes);

4) Normas – Destravar os principais gargalos legais para alavancar a semeadura direta;

5) Difusão de conhecimento – Foco em apoiar demais pilares do plano de ação com divulgação de informações concisas e atrair novos parceiros e interessados. 


Clique aqui para conferir mais sobre o Plano de Ação e os e pilares


Coordenada pela Agroicone em parceria com Instituto Socioambiental (ISA) e Embrapa, a Iniciativa Caminhos da Semente conta com o apoio técnico e financeiro do programa Partnerships For Forests (P4F), do Reino Unido, além do apoio de diversas organizações parceiras. Também conta com um Comitê de Especialistas formado por representantes de governo, empresas, pesquisa e terceiro setor para guiar estrategicamente as atividades. 


Comitê de Especialistas e Parcerias

Para a realização de um trabalho efetivo e com resultados que gerem impacto de valor, a participação de organizações, de diferentes esferas, é primordial. A Iniciativa conta com o acompanhamento de um Comitê de Especialistas desde o desenvolvimento do Plano de Ação, com representantes da academia, governo, setor privado e sociedade civil organizada, formado pela Embrapa, Iniciativa Verde, WWF, Amaggi, AES Energia e Programa Nascentes – SIMA-SP. 


O Comitê se reúne periodicamente para elencar e aprimorar novas estratégias para superar as barreiras técnicas, regulatórias e econômicas em relação a recuperação de vegetação nativa no Brasil, além de acompanhar as atividades propostas já em curso. Os especialistas do Comitê colaboram com articulação mais ampla sobre restauração, a partir de diferentes olhares e experiências. 


A Iniciativa Caminhos da Semente conta também com o engajamento de muitos parceiros, que atuam ativamente em diferentes etapas dos trabalhos realizados, em especial a restauração no chão.




Clique aqui

para conferir o vídeo da Iniciativa