UA Polo Regional Vale do Paraíba - Setor de Fitotecnia

Área de 1,0 hectare de muvuca de sementes florestais implantada em cota inferior do Terciário. Cota abaixo franja de SAF Olho D'água (APP - área ciliar e nascente), cota acima experimento remanescente de pinhão manso (Jatropha curcas L.) para estudos de biodiesel, mais acima, área agrícola. A área de muvuca florestal visa inserir a pesquisa em Sistemas agroflorestais nesta modalidade através da implantação de parcelas com frutíferas (uvaia, cambucá e araçá-boi) e bananeiras, para avaliar o efeito desses componentes no crescimento das espécies florestais, tendo como testemunha a muvuca florestal. O objetivo geral é criar meios para interagir com a sociedade através de projeto de ciência cidadã e com isso inserir os/as agricultores/as nos trabalhos de restauração ecológica. Este projeto busca parceiros para interessados em financiar as pesquisas e promover a formação de pessoal para atividades de assistência técnica e extensão rural - ATER.

Pindamonhangaba - SP


Data do plantio 01/2021
Tamanho da área 1 hectares
Área disponível para visitas técnicas? Sim
Periodicidade disponível para visitas Trimestral, agendamento prévio. A área integra os experimentos do projeto de ciência cidadã: "Vitrine Agroecológica: as bases das pesquisas em Agroecologia". O objetivo do projeto é proporcionar os meios para a pesquisa participativa, através de vivências, dias de campo e mutirões agroflorestais com o método 'aprender fazendo'. O público visitante aprende a implantar, manejar e avaliar indicadores dos sistemas pesquisados.
Responsável pelo agendamento das visitas antonio.devide@sp.gov.br; antoniocarlosdevide@gmail.com; Antonio Carlos Pries Devide - Dr. em Fitotecnia - Pesquisador científico da APTA. +55(12) 3642-1823.

Linha do tempo

23 dez 20

Pesquisador Antonio Carlos Pries Devide - Setor de Fitotecnia do Polo Regional

Preparo

Preparo convencional: aração, gradagem, semeio a lanço com calcareadeira Vincon e cobertura com grade fechada. Como o Setor de Fitotecnia está em fase de certificação orgânica, não foram utilizados produtos químicos como herbicida e fertilizantes sintéticos.

25 jan 21

Pesquisador Antonio Carlos Pries Devide - Setor de Fitotecnia do Polo Regional

Diagnóstico

Cota abaixo franja de SAF Olho D'água (APP - área ciliar e nascente), cota acima experimento remanescente de pinhão manso (Jatropha curcas L.) para estudos de biodiesel, mais acima, área agrícola. Área terraceada. Foi utilizada anualmente com agricultura. Com a escassez de mão de obra para pesquisas com cultivos foi reduzida passando a ser cultivada em projetos pontuais com cereais de inverno, oleaginosas biocombustíveis, plantio direto de mandioca dentre outras pesquisas.

25 jan 21

Pesquisador Antonio Carlos Pries Devide - Setor de Fitotecnia do Polo Regional Vale do Paraíba

Plantio

Mistura de sementes com areia e semeadura mecanizada com calcareadeira Vincon. Sementes aladas com semeadura manual. Gradagem posterior.