UA - Fazenda Santa Lúcia, Piquerobi/SP

Realizamos o plantio em uma propriedade privada utilizando as técnicas de semeadura a lanço mecanizado em área total e em áreas de enriquecimento, através do plantio de covetas e de linhas. As áreas fazem parte das Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal da propriedade e não apresentavam um potencial significativo de regeneração natural. No primeiro semestre de 2023, iniciamos o controle do capim exótico por meio da aplicação de herbicida, seguido pelo preparo da área com grades pesadas e niveladora. A semeadura direta foi realizada em dezembro de 2023.

Piquerobi - SP


Data do plantio 12/2023
Tamanho da área 32 hectares

Linha do tempo

09 mai 23

Diagnóstico

Diagnóstico

A área implantada está inserida no Mata Atlântica, na bacia do Rio do Peixe. A fitofisionomia original correspondente é de Floresta Estacional Semidecidual. Há mais de 10 anos, a área havia sido convertida em pastagem. A atividade econômica principal da propriedade é o plantio de soja e pecuária.

02 out 23

Preparo da área

Preparo

Em outubro de 2023, iniciou-se o controle do capim exótico com a aplicação de herbicida de amplo espectro para dessecar a vegetação, seguida pela passagem da grade pesada. Cinco gradagens foram realizadas para remover adequadamente a cobertura. Por fim, uma grade niveladora foi usada para nivelar o solo antes do plantio.

04 dez 23

Plantio a lanço mecanizado

Plantio

O plantio foi conduzido entre os dias 04 a 06 de dezembro de 2023 em uma área de 27,8 hectares. Para a semeadura mecanizada à lanço em área total, foi utilizado a adubadora de esteira como implemento do trator para dispersão das sementes. Foram utilizadas 1.414 kg de sementes (43,84 kg/ha) de um total de 91 espécies de diferentes fases de ocupação e formas de vida.

06 dez 23

Enriquecimento/Adensamento

Plantio

O plantio foi realizado entre os dias 06 e 07 de dezembro de 2023 em uma área de 4,44 hectares. Inicialmente, foram feitas as covetas para enriquecimento, seguidas pelo plantio em linhas. Todas as operações foram concluídas em 15 de janeiro de 2024. As covetas foram feitas nos espaços vazios entre as linhas do plantio de mudas de espaçamento 3x2, utilizando enxadas. As linhas, por sua vez, foram sulcadas entre as linhas do plantio de mudas.

12 mar 24

Monitoramento Inicial - UA Fazenda Santa Lúcia

Monitoramento

O monitoramento realizado contou com a visita de campo da equipe de técnicos da Iniciativa Caminhos da Semente. Foram medidos parâmetros de cobertura, densidade e riqueza de espécies nativas e invasoras (geralmente, gramíneas exóticas), visando avaliar o desenvolvimento da vegetação, checar o sucesso das intervenções após semeadura e possíveis ações de manejo das áreas. Os resultados foram obtidos a partir da avaliação feita com o “Protocolo de monitoramento de semeadura direta para florestas” desenvolvido pela equipe técnica da Iniciativa Caminhos da Semente. No total, foram contabilizados 1.003 indivíduos de espécies nativas de árvores e arbustos, apresentando ótima densidade de indivíduos nativos semeados, uma média de 1,85 ind/m² e com uma riqueza de 41 espécies nativas.