UA - Fazenda São Jorge, Torre de Pedra/SP

Realizamos o plantio em uma área privada utilizando a técnica de semeadura em linhas, com espaçamento de 1,5 metros. Essa área é parte da Área de Preservação Permanente da propriedade e não apresentava um potencial significativo de regeneração natural. Em setembro de 2023, iniciamos o controle do capim exótico por meio da aplicação de herbicida, seguido pelo preparo das linhas com o sulcador após a dessecação. A semeadura direta foi realizada de forma manual, com a cobertura das sementes com enxada.

Torre de Pedra - SP


Data do plantio 01/2024
Tamanho da área 7 hectares

Linha do tempo

21 set 23

Diagnóstico - UA São Jorge I

Diagnóstico

A área implantada está inserida no bioma Mata Atlântica, na bacia do rio Sorocaba e médio Tietê. A fitofisionomia original correspondente é de Floresta Estacional Semidecidual. Há mais de 10 anos, a área havia sido convertida em pastagem. As atividades econômicas principais da propriedade incluem a pecuária (extensiva) e cultivo de culturas perenes, como a macadâmia.

16 jan 24

Plantio - UA São Jorge I

Plantio

O plantio foi conduzido entre os dias 17 e 22 de fevereiro de 2024. sendo realizado a semeadura em linhas com espaçamento a cada 1,5 metros em curvas de nível. As linhas foram adubadas com NPK 04-14-08 com 60g por metro linear. As sementes foram semeadas em linha contínua com aproximadamente de 15 a 20g do mix de sementes por metro linear. Após a distribuição das sementes na área, foi realizada a cobertura das sementes com enxada de forma que fiquem enterradas até 3 cm de profundidade.

07 mai 24

Monitoramento Inicial - UA São Jorge I

Monitoramento

O monitoramento realizado contou com a visita de campo da equipe de técnicos da Iniciativa Caminhos da Semente. Foram medidos parâmetros de cobertura, densidade e riqueza de espécies nativas e invasoras (geralmente, gramíneas exóticas), visando avaliar o desenvolvimento da vegetação, checar o sucesso das intervenções após semeadura e possíveis ações de manejo das áreas. Os resultados foram obtidos a partir da avaliação feita com o “Protocolo de monitoramento de semeadura direta para florestas” desenvolvido pela equipe técnica da Iniciativa Caminhos da Semente. No total, foram contabilizados 500 indivíduos de espécies nativas de árvores e arbustos, apresentando ótima densidade de indivíduos nativos semeados, uma média de 19.231 ind/ha e com uma riqueza de 37 espécies nativas semeadas e 5 espécies regenerantes.